Caminhadas pelo Gemba

“Caminhadas pelo Gemba,” é um livro que ressalta a importância do conceito do Gemba na busca pela eficiência e melhoria contínua. O autor demonstra habilmente como o Gemba, que é o local onde o trabalho real ocorre, é o epicentro da ação e inovação dentro de uma organização. James Womack enfatiza que, para alcançar o máximo potencial de melhoria, líderes e equipes precisam visitar o Gemba regularmente, observando e interagindo ativamente com o trabalho em andamento.

O autor destaca que as caminhadas pelo Gemba não se limitam à manufatura, sendo aplicáveis a todos os setores, incluindo serviços e saúde. Ele oferece orientações práticas sobre como realizar essas visitas de forma eficaz, promovendo a colaboração, o respeito e a coleta de dados para identificar ineficiências e oportunidades de aprimoramento. Alves também enfatiza a importância de alinhar as ações no Gemba com os objetivos estratégicos da organização, garantindo que as melhorias conduzidas ali estejam alinhadas com a visão de longo prazo. Justamente neste cenário é que indico a leitura para a advocacia previdenciária brasileira, sobretudo aos colegas advogados que gerenciam escritórios com equipes.

Além disso, o autor destaca a conexão intrínseca entre as caminhadas pelo Gemba e o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) na promoção da melhoria contínua. Ele argumenta que essa abordagem prática, orientada para a aprendizagem e aperfeiçoamento, é essencial para criar uma cultura de excelência operacional em toda a organização. “Caminhadas pelo Gemba” é um recurso valioso que reforça a importância de estar no local onde o trabalho ocorre e de envolver todos os níveis da organização na busca por processos mais eficientes e eficazes.

Gustavo Zimmermann Sachser

 

Por muito tempo se acreditou que a melhor forma de gerenciar uma empresa é passando muito tempo no escritório e em salas de reuniões. Os líderes dificilmente visitavam a fábrica e pouco sabiam sobre o trabalho que era realizado em suas empresas. Essa era a forma tradicional de gerenciar, mas novos tempos pedem novas abordagens, e o pensamento lean rejeita essa forma alienada de dirigir uma organização. Em “Caminhadas pelo Gemba”, James Womack apresenta seus insights sobre assuntos que variam entre o uso correto de ferramentas específicas, o papel da liderança nas transformações lean e o papel da gestão na sustentação e na melhoria contínua das empresas lean.

Esta marcante obra explica a seus leitores o conceito de gemba, instigando os gerentes a sair de suas salas e a ir ver como as coisas estão no local onde o valor está sendo criado para os clientes. Através de dezenas de histórias e artigos, o autor reflete sobre os últimos trinta anos e sobre onde o lean está nos dias atuais. Ele compartilha suas ideias de como a mentalidade enxuta pode tornar o mundo um lugar melhor e serve de guia para líderes de todos os setores da economia.

Esse livro pioneiro em trazer a empresa lean para o mundo expõe o método desenvolvido por Womack ao visitar o gemba de diversas empresas e observar atentamente como as pessoas trabalham juntas e criam valor. Abrangendo desde propósito e gestão até desventuras e transformações, Womack intuitivamente compartilha as ideias que representam a principal crença dos praticantes lean: que os problemas só podem ser solucionados no local onde acontece.

A leitura de “Caminhadas pelo Gemba” é obrigatória para todos aqueles que participam ou querem participar de uma transformação enxuta, pois revela a base para a prática lean: ir ver, perguntar “por quê?” e demonstrar respeito.

Descrição contida no site do Lean Institute Brasil (https://www.leanshop.com.br/produto/71/Caminhadas-pelo-Gemba—Gemba-Walks.aspx) consulta em 14/10/2023.

Autor: James Womack
ISBN-10: 9788588874206
Editora: Lean Institute Brasil
Comprar